quinta-feira, 6 de outubro de 2011

2

Suco: O primeiro alimento depois do leite materno

    

 Até o 6º mês de vida o único alimento a ser oferecido ao bebe é o leite materno, sendo este, recomendado pelo Ministério da Saúde,não sendo necessário mais nada: nem sucos, nem papinhas, nem frutas e nem água. Exceto em alguns lugares onde o clima é seco e quente demais, deve sim dar água, para ajudar a hidratá-lo, evitando o ressecamento da parte digestiva.
      Depois dos seis meses, o leite materno passa a não suprir todas as necessidades nutricionais de um bebê, a partir daí, o primeiro alimento a ser oferecido é o suco de frutas. Mas sabemos que nem todas as mães conseguem realizar a amamentação exclusiva até os seis meses, devido a diversos problemas de saúde ou pessoais, como o retorno ao trabalho. Portanto, os bebês que recebem fórmulas lácteas, a introdução dos sucos deve começar a partir do 4º mês de vida.
       É importante que as mães respeitem esse prazo de iniciação à alimentação sólida, nem adiantando, nem a retardando. Garantindo não apenas uma boa nutrição como também o desenvolvimento corporal, contribuindo para o aprendizado da fala e da mastigação.
      O primeiro suco do bebê tem como opção é o de laranja, apesar de se poder usar qualquer tipo, a laranja-lima, é a mais recomendada, por ser mais doce e mais fácil de ser aceita pelo bebê. Também pode ser usada outras frutas cítricas, como a mexirica, sendo recomendado preparar os sucos com a mesma fruta por pelo menos três dias, para que o bebê identifique o seu sabor e as mães percebam as respostas do organismo do filho à novidade.
       O melhor horário é no lanche da manhã, no intervalo entre a primeira  mamada e o almoço. Supondo-se que o bebê mame às 8h e almoce ou mame às 11h30 da manhã, o suco pode ser dado por volta das 9h, para que ela não perca o apetite na mamada ou refeição seguintes.
      O ideal é começar com 10ml de suco, aumentando para 30 no dia seguinte, e assim sucessivamente, para que o organismo do bebê acostume com o o novo sabor e os novos nutrientes. Antes do 1º ano de vida, é importante que o volume máximo diário de suco não ultrapasse os 180ml. Além de serem bastante calóricos, o excesso de sucos de frutas podem saciar e diminuir o apetite para as refeições seguintes e nem deve substituir a água.
      As frutas são importantes fontes de vitaminas, minerais, carboidratos e fibras. As principais vitaminas encontradas nas frutas são vitamina C, as do complexo B e o caroteno. Entre os principais minerais são o potássio, o cálcio, o fósforo, o sódio, o ferro e o magnésio.
     Oferecendo diversas frutas, é possível garantir que o bebê receba uma ampla oferta de vitaminas. Depois de um mês acostumando com os primeiros sucos, a criança pode e deve receber suco de outras frutas. O morango, o abacaxi e o kiwi, são consideradas mais passíveis de gerar reações alérgicas. Todas as outras furtas são liberadas para o consumo do bebê sem restrições.
      Depois das frutas serem bem aceitas pelo bebê, pode-se dar início a preparação de sucos diversos, mesclando frutas entre si ou mesmo com verduras e legumes. 

2 comentários:

  1. Desejo que vc tenha um ótimo final de semana.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amiga Katiúscia, estava observando vc tem 03 meninos? Eu tenho 03 meninas, ehehehehehe.
    Brincadeiras a parte...Deus em sua infinita sabedoria e bondade sabe de todas as coisas.
    Saúde para todos nós.

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita, seu comentário vai me deixar muito feliz, bjus.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...