quarta-feira, 3 de agosto de 2011

1

Mês de Agosto, mês do Folclore

Esse mês vou estar postando sobre o folclore, estarei falando sobre alguns mitos e lendas existentes no nosso folclore e passando algumas idéias legais para estar trabalhando com nossas crianças na escola. Fiquem de olho, todos os dias terá algo interessante, espero vocês, beijinhos.



O QUE É FOLCLORE?

Folclore vem do termo folk-lore, criado pelo antiquário inglês, William John Thoms(1803-1885). Ele propôs o termo como expressão técnica apropriada ao estudo das lendas, tradições e da literatura popular, ou seja, a sabedoria do povo.

FOLCLORE, então é um conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, arte e costumes de um povo.  Sendo passado de geração a geração através dos ensinamentos e da participação das festas e costumes. O folclore é a cultura de um povo, de um país, de uma civilização.
O folclore no Brasil é comemorado no dia 22 de agosto. 

É muito triste saber que o povo brasileiro estão deixando de lado o folclore, tanto que nas escolas em geral, só trabalham o folclore no mês de agosto, já é uma tradição. Sendo que é pouco tempo para falar da nossa história, pois folclore não se resume apenas em lendas e cantigas de roda, vai muito mais além, toda a sua história faz parte do folclore. 

Seria fundamental, o trabalho sobre o folclore durante todo o ano letivo, através de projetos, que focassem a nossa cultura brasileira, de acordo com as manifestações de cada região.

Não podemos deixar a nossa história, a nossa cultura morrer.






Um comentário:

  1. Katiuscia, adorei sua visita,,,vim retribuir...já estou seguindo seu blog....adorei principalmente esse post....Bom Fim de semana....bjks

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita, seu comentário vai me deixar muito feliz, bjus.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...